Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Ministério da Saúde anuncia troca de medicamentos no tratamento do HIV/AIDS

Publicado em 13/07/2017

 

Um dos medicamentos utilizados atualmente no tratamento de pessoas infectadas com HIV ou AIDS, o lopinavir/ritonavir – mais conhecido como Kaletra -, será trocado pelo atazanavir/darunavir, de acordo com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle dos das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DIAHV).

A mudança ocorre pelo lopinavir ser considerado obsoleto, com altos níveis de toxicidade e efeitos colaterais negativos, como ritmo cardiovascular acelerado. A posologia também é mais complexa, com quatro comprimidos ao dia. Lopinavir é o medicamento preferencial do “combo”, enquanto ritonavir é a alternativa, que também será alterada.

Leia Mais:

Estudo revela que pessoas têm fetiche por pés por se parecerem com pênis

Charlize Theron comenta cena de sexo com mulher em Atômica: “amei”

A troca é feita pelo atazanavir, que possui menos efeitos colaterais e pode ser tomado uma única vez ao dia. “Essa troca é benéfica para o paciente, pois o uso de medicações com melhor tolerabilidade, menor toxicidade e de fácil ingestão melhora a qualidade de vida do paciente e prolonga sua vida”, conta a diretora do DIAHV, Adele Benzaken. A troca deve ser feita em pessoas com carga viral indetectável nos últimos seis meses.

No caso de quem  está em tratamento de condições como tuberculose ou hepatite C com lopinavir, pode-se esperar o final do mesmo para alterar para atazanavir (preferencial) ou darunavir (alternativa), de acordo com cada caso. Por exemplo, pacientes com histórico de intolerância ao atazanavir, histórico de doença renal ou com exposição prévia ao atazanavir sem reforço de ritonavir com resistência virológica, estes se tratarão com o darunavir. A troca acontecer a partir de julho nos estabelecimentos de saúde de todo o país.

 

 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade