Nesta terça-feira (8), o programa Gente Investiga estreia mais um episódio em sua programação. No tema abordado, será discutido sobre a obesidade e como falar sobre o assunto sem cair na gordofobia.
De acordo com estudo divulgado pelo IBGE, o percentual da população brasileira com mais de 20 anos considerada obesa mais que dobrou entre 2003 e 2019, contudo, o Brasil não é o único país que tem os seus números crescentes.
Segundo a jornalista Milena Vital, a ansiedade pode ser um dos fatores desse malefício. “Ainda existem questões que agravam muitos indivíduos que estão enfrentando essa condição, que é pré-disposição genética, outras doenças, como por exemplo diabetes tipo B e doenças metabólicas que influenciam sim no ganho de peso. E o Brasil vem crescendo muito no índice de pessoas com ansiedade, que também é um fator muito determinante”, aponta a publicitária.
Ainda de acordo com a opinião da convidada para o debate, nem sempre a obesidade se relaciona com a falta de vontade do indivíduo de perder peso. “A gordofobia é um preconceito terrível que faz alguém julgar outra pessoa inferior, menos capaz e menor, por causa do seu próprio corpo. Então o corpo gordo começa a ser considerado como uma doença, um problema. Isso é um sofrimento e é um problema talvez infinitamente pior do que a própria condição que o indivíduo está enfrentando”, pondera.
O papo ainda fala sobre como o mercado publicitário tem abordado esse tipo de público e como se comporta ao oferecer marcas e produtos de todos os tamanhos. “A gente tem marcas que levantam essa bandeira, porque é uma questão de inclusão. E não se enxergar na publicidade é uma forma muito negativa. É uma sensação de inferioridade muito grande, porque você fica realmente se sentindo deslocado”, conclui.
Esse é o quarto episódio da 3ª temporada dos podcasts de Gente. Para ouvir:
Plataforma Gente: https://gente.globo.com/formato/podcast/
Spotify: Gente Conversa e Gente Investiga