Filme 'Inabitável', de temática LGBTQIA+, é o único curta brasileiro no Festival Sundance

Cena do filme 'Inabitável'.
Cena do filme 'Inabitável'. (Foto: Divulgação)

Dirigido por Matheus Farias & Enock Carvalho, o curta-metragem ‘Inabitável’ foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Sundance, que acontece do dia 28 de janeiro a 3 de fevereiro. O filme se tranformou em um grande destaque no 48º Festival Gramado – onde conquistou os troféus de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Roteiro, Atriz e Prêmio Canal Brasil de Curtas, – Inabitável” foi o curta-metragem brasileiro mais premiado do ano, com 10 prêmios. 

Luciana Souza (“Bacurau”, “Ó Paí Ó”, “Flores Raras”) é quem protagoniza o curta, que além de Gramado, foi premiada no Festival Mix Brasil. O elenco conta também com as atrizes pernambucanas Sophia William, Erlene Melo, Laís Vieira, Eduarda Lemos; e os atores Val Júnior e Carlos Eduardo Ferraz.

O filme traz a história de Marilene (Luciana), que procura por sua filha desaparecida depois de não retornar de uma festa. Por meio de uma narrativa fantástica, linguagem bem conhecida pelos diretores de “Caranguejo Rei”, Enock e Matheus retratam de forma poética a violência rotineira do país que mais mata a população LGBTQIA+.  

“Estamos muito felizes com o fato de o filme estar na seleção oficial do Festival de Sundance porque isso significa que muitas pessoas descobrirão ‘Inabitável’ a partir de agora. Isso gera uma nova onda de pensamentos em torno do filme, novos debates e críticas. Sundance é uma maravilhosa vitrine para o cinema mundial e o filme toca em questões sobre o Brasil que são muito importantes “, afirma Enock Carvalho, roteirista e diretor do filme. 

Vale ressaltar, que o lançamento mundial de Inabitável aconteceu na Mostra Competitiva do 31º Festival de Curtas-metragens de São Paulo. Em setembro, foi exibido na competição de Curtas-Metragens Brasileiros do 48º Festival de Cinema de Gramado e, em outubro, na Mostra Olhares Brasil do 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários