A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, juntamente com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô da cidade, disponibilizaram camisinhas em todas as 27 estações que integram as vias, para estimular ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Desde 2018, quando a primeira parceria com as concessionárias foi firmada, foram distribuídos cerca de 21 milhões de preservativos, dos quais 12.751.200 na Linha 4-Amarela e 8.690.400 na Linha 5-Lilás de metrô. Dessa forma, diariamente os clientes encontram camisinhas nos pontos de distribuição, em locais de fácil acesso para todos os passageiros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a parceria com as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô visa conscientizar a população sobre a importância do uso do preservativo para a prevenção de doenças como aids, hepatites, sífilis e câncer do colo do útero, entre outras.
Para a gestora de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias, Juliana Alcides, o projeto tem como objetivo atingir o bem-estar dos usuários do metrô com informação e proteção. “A campanha integra uma série de atividades que a ViaQuatro e a ViaMobilidade oferecem no sentido de levar informações e medidas que contribuam com a saúde e o bem-estar dos passageiros”, diz.
A disponibilidade dos preservativos nas linhas de metrô facilita o acesso gratuito ao insumo, especialmente entre as pessoas que dependem dos serviços públicos de saúde.