O ator Bernardo de Assis, de 26 anos, que faz parte do elenco da telenovela Salve-se Quem Puder, relatou ter recebido ameaças de morte pelas redes sociais. Ele, que é um homem transexual e interpreta o personagem Catatau no folhetim da Globo, também falou sobre a importância da representatividade na televisão brasileira.
Durante uma entrevista à coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo, ele revelou: “Quando abri meu Instagram, havia uma série de mensagens agressivas, algumas falando de questões religiosas e me ameaçando de morte. Foi horrível“. O artista ainda explicou que leu as mensagens de ódio após ter contado sua história de vida em uma entrevista para um jornal. “Na ocasião, passei a manhã e a tarde inteira gravando e nem olhei o celular“.
“De noite, quando abri meu Instagram, havia uma série de mensagens agressivas, algumas falando de questões religiosas e me ameaçando de morte. Foi horrível“, lamentou ele, que mesmo com ameaças recebidas, não perde as esperanças de ver um mundo melhor. “Muitas pessoas falam sobre a importância da representatividade trans na TV e me agradecem. Outras comentam que convivem com pessoas trans e não sabiam lidar direito com a situação, mas que estão aprendendo. Isso tudo me deixa muito feliz“, comemorou Assis.
“Eu desejo muito mudar o mundo. E acho que o fato de eu estar na TV é um passo importante para isso. Eu vejo gente que não tem informações sobre a transexualidade, mas que está indo atrás e buscando o conhecimento. Também existem muitas pessoas cis e heterossexuais dispostas a se tornar aliadas da causa LGBTQIA+“, explicou.
O ator relembrou que quando assumiu ser transexual, muitos parentes e amigos se afastaram, mas com a exibição de seu trabalho na novela, alguns deles resolveram procurá-lo. “Quando eu iniciei minha transição, muita gente próxima não entendeu e não esteve aberta a tentar entender. Essas pessoas acabaram se afastando. Com a novela, recebi mensagens de muitas delas. Com algumas, conversei e estou reconstruindo a amizade“, comemorou.