Na última quarta-feira (7), durante visita a Chapecó (SC), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou as medidas restritivas dos governadores contra o coronavírus. O político chegou a comparar o vírus da Aids com da Covid-19, afirmando que em 1980 a doença foi combatida sem comprovação científica dos medicamentos.
“Por que não se combateu também? Porque o HIV era voltado mais para uma classe específica, que tinha comportamentos sexuais diferenciados, e também se contraía via injeção, via compartilhamento de agulhas”, disse Bolsonaro. “Até hoje, ainda não temos vacina para isso. A mesma coisa agora com a questão do Covid-19. Por que essa campanha mundial contra métodos, contra médicos, e contra quem fala no tratamento imediato? Por que isso? O que está acontecendo com o mundo?”, disse o governante, induzindo uma teoria de conspiração.
Finalizando, Bolsonaro afirmou que na África não tem vacinas para todos os habitantes, e que profissionais de saúde deveriam ter autonomia para receitarem medicamentos sem comprovação científica. “Se o paciente está com a doença e não tem o remédio específico comprovado cientificamente, tem que buscar uma alternativa. Não sei como salvar vidas, não sou médico, não sou enfermeiro, mas tem que buscar uma alternativa para isso”, disse.