Em meio ao momento crítico que vivemos, com ondas de pandemia e fake News, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs uma campanha em conjunto com o WhatsApp, visando engajar a causa da vacinação nos bate-papos diários através de figurinhas temáticas. Para quem não sabe, a OMS é uma agência especializada das Nações Unidas, destinada às questões relativas à área da saúde. Teve sua fundação em 7 de abril de 1948, e desde então segue com seu objetivo de promover o bem-estar e vitalidade para todos os seres humanos do mundo.
No Brasil, endossado pelo atual presidente Jair Bolsonaro, vivemos momentos terríveis desde 2018 com uma avalanche de informações falsas. Durante a pandemia, percebemos que o ex-capitão do exército brasileiro não mediu o tom nem no momento que estamos atravessando. Ele foi responsável pelas seguintes frases com nenhuma qualificação verídica:
“Eu não sou coveiro, tá certo?”, “‘Não tem que se acovardar com esse vírus na frente”, “Quarenta dias depois, parece que está começando a ir embora essa questão do vírus”, “Esse tratamento (com hidroxicloroquina), que começou aqui no Brasil, tem que ser feito, segundo as pessoas que a gente tem conversado, até o quarto ou quinto dia dos primeiros sintomas”, “Há 40 dias venho falando do uso da hidroxicloroquina no tratamento do covid-19. Cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz”, “Se o vírus pegar em mim, não vou sentir quase nada. Fui atleta e levei facada”, “Alguns vão morrer? Vão, ué, lamento. É a vida. Você não pode parar uma fábrica de automóveis porque há mortes nas estradas todos os anos”, entre outras frases cruéis que disseminam mentiras para sociedade.
Como vimos, falas até mesmo de possíveis formas para o tratamento da COVID-19 foram ditas sem qualquer fundamento científico, pois até a OMS muitas vezes veio a público pontuar as mentiras ditas pelo nosso líder. Entretanto, isso não é só um privilégio dos brasileiros. As ondas de fake News vêm cada vez mais ocupando espaços no mundo todo. Consequentemente, impondo para meios de comunicação repensarem suas formas de apresentar o compromisso com a verdade e parcialidade.
Entendendo esse problema, a Organização mundial da saúde teve a brilhante ideia de investir na comunicação assertiva através do WhatsApp, maior rede de conversas da atualidade. Juntos montaram um pacote de figurinhas interativas para incentivarem as campanhas de vacinação no mundo todo. Para baixar, seja IOS ou Android, segue o passo a passo abaixo:
- Entra no seu aplicativo WhatsApp;
- Entra em uma conversa qualquer;
- Vai aonde geralmente você vê suas figurinhas já baixadas;
- Clica em um (+) que tem na parte superior;
- O pacote de figurinhas da vacinação estará em um dos primeiros com o nome: “Vaccines for All”.