No Rio de Janeiro, o projeto “Fortalecendo O Corre”, que ao lado da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), visa ajudar a população trans a entrarem no mercado de trabalho, acaba de ganhar vida. Tudo teve inicio na última segunda-feira (17), Dia Internacional Contra a Homofobia.
Para o Coordenador de Projetos Especiais da Setrab do estado carioca, Nélio Georgini da Silva, o intuito de todo trabalho é proteger o público LGBT, do inicio ao fim. “O Estado vai proteger o público LGBT, desde a questão do nome social até a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Vimos que a principal questão, especialmente aos transexuais, é a distorção dos nomes do registro civil e do nome social”, declarou ele.
Ainda na sequência, o organizador detalhou de forma mais específica como funcionará; “O sistema envia o currículo aos empregadores e estes não sabem quando se trata de uma pessoa trans. A norma é restrita ao sexo masculino e feminino. Queremos mudar essa realidade”, afirmou.
Ao portal de imprensa do Governo do Rio de Janeiro, a gerente das Casas de Acolhimento LGBTQ+ do estado, Indinarae Siqueira, enfatizou a necessidade em prol da identidade de gênero. ” “Eu acho muito importante que se respeite a identidade de gênero das pessoas, a autodeclaração. O mundo é dividido em homem e mulher. Temos diversas dificuldades em várias áreas da nossa vida e o emprego é uma delas. Precisamos de um trabalho para termos dignidade. Precisamos ser valorizadas. Acredito que o projeto é o pontapé inicial para conseguirmos dar esse passo”, falou ela.