Nesta terça-feira (01), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) retomou seus trabalhos com a Dra. Nise Yamaguchi, considerada integrante do ministério paralelo do presidente Jair Bolsonaro ao decorrer da pandemia no país. Ela é considerada peça-chave na suposta composição de uma equipe de conselheiros do presidente, o aconselhando a utilização da cloroquina, medicamento reprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nos primeiros meses do impacto da doença.
A médica contradisse os depoimentos do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e do diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em que informaram durante uma das seções da CPI, em que houve tentativa de mudança da bula da cloroquina para aderência no país. O ponto crítico de hoje ficou no momento de que ela foi confrontada pelo senador Otto Alencar sobre a diferença entre protozoário e o vírus.
“Na minha opinião, está claramente certo de que a hidroxicloroquina não funciona, até porque a Senhora deve saber, por exemplo, qual é a diferença entre um protozoário e um vírus”, questionou o senador em seu momento de fala. A médica não respondeu de prontidão, pois folheava páginas e páginas, aparentemente procurando pela informação de que o Otto gostaria de ouvir.
A doutora Nise tentou desconversar, propondo iniciar seu momento de resposta por outras afirmações ditas anteriormente pelo senador.
“A senhora vai responder agora o que é um protozoário e o que é um vírus, certamente, defina o ponto de vista orgânico dado doque é um protozoário e um vírus. Por favor, você é uma médica formada, se elogiou tanto com o currículo da senhora. Me diga, por favor, o que é um protozoário e um vírus, a diferença entre um e outro”, reforçou o também médico Otto.
Depois de muita insistência, a médica respondeu de maneira incorreta:
“Os protozoários são organismos celulares e os vírus são organismos que tenham conteúdo de DNA ou RNA”, informou a suposta conselheira do presidente da República.
Afinal, ficou a dúvida, qual a diferença entre ambos, que nem a motivadora da cloroquina soube:
“Não é bem assim não, a Senhora não é infectologista e se transformou de uma hora para outra, como muitos do Brasil se transformaram infectologista. Os protozoários são organismos mono ou unicelulares e os vírus são organismos que têm uma proteção proteica, capsídeo e, internamente o ácido nucleico. Completamente diferente do que a senhora falou aí, só não soube explicar”, informou o senador.