Neste último final de semana, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, afirmou novamente o novo posicionamento da plataforma social nos próximos tempos. Em busca de inovação, a rede deixará de ser um aplicativo de postagem de fotos para propor meios por vídeo para competir com sua principal concorrente, o Tik Tok. A gigante chinesa está ameaçando a soberania da Big Tech americana.
O Instagram está desenvolvendo uma ferramenta em que possibilitará aos seus usuários a publicação de conteúdos exclusivos, ou seja, direcionado a um grupo seleto de convidados de sua própria escolha. Possibilitando em troca uma nova forma de arrecadação financeira da empresa e do idealizador do conteúdo. Uma espécie de Close Friends, mas em um formato melhor de Paying Friends.
A empresa visa propor uma ferramenta compatível de performance para facilitar o conteúdo premium dos seus criadores de conteúdos a seus seguidores pagantes, em um formato de stories exclusivos. Atualmente, alguns influencers já fazem algo parecido, assim, a plataforma não perdeu tempo e aproveitou a ideia vinda de seus clientes para aperfeiçoar e uma estratégia mais assertiva.
Esta nova atualização visa uma nova fonte de renda para movimentar o caixa da Big Tech do Vale do Silício. Em contraponto, proporcionando um aumento no engajamento dos seus usuários na rede social. Agora, se isso será capaz de bater de frente com a gigante chinesa, o Tico Teco, veremos nos próximos capítulos desta primeira guerra mundial de tecnologia.
Eu sou o Maurício de Britto, colunista de políticas públicas na coluna Politizah (Clique aqui)!