Carluz Belo lançou nos últimos dias um clipe cheio de mensagens e de questões LGBTs. Na ocasião, o português dividiu o projeto com os fãs chamado de ‘Passos no Escuro’, com o intuito de fazer uma homenagem as vítimas de crimes relacionados a homofobia, que acontecem sempre.
“É preciso coragem para ser-se músico, viver-se da arte. Da mesma forma, é preciso coragem sempre que dois rapazes dão a mão ou se beijam nas ruas da sua vila ou cidade. É preciso cuidar destas feridas no nosso imaginário coletivo. Produzir este vídeo foi a melhor forma de dar corpo e visibilidade a uma dessas possíveis histórias, retratando o surgimento do afeto romântico entre dois rapazes“, falou ele.
Na sequência, o cantor destacou o avanço da aceitação LGBT no país, mas mesmo assim, percebe que há muito o que ser conquistado. “Ainda assim, a homofobia continua a assumir velhas formas, como por exemplo o bullying nas escolas. Penso que a educação continua a ser a chave para erradicarmos de vez o preconceito nas gerações vindouras”, afirmou.
E continuou; “Portugal e a maior parte dos países da União Europeia estão no caminho certo. Há que continuar a celebrar o que já foi conquistado, mas devemos manter um olhar atento aos possíveis retrocessos civilizacionais, que teimam em ficar a espreita, mesmo cá na Europa. No resto do mundo existem ainda muitas leis punitivas para gays, lésbicas e transexuais. É preciso fazer pressão internacional para erradicar essas leis em países extremistas e sobretudo fomentar a mudança de mentalidades em todo o lado“, declarou.
Confira: