Grandes empresas nacionais e estrangeiras estão se posicionando cada vez mais, em prol da comunidade LGBTQIA+ pelo mundo todo, reivindicando os direitos de seus colaboradores, familiares e usuários. Por conta disso, mesmo com tantos aliados, o portal Observatório G traz uma lista especial de 11 grandes marcas que estão aliadas à comunidade, buscando inclusão e a diversidade no seu quadro de funcionários.
Absolut Vodka
A marca sueca Absolut Vodka aborda o público LGBT+ desde a década de 80, sendo uma das pioneiras na defesa dos direitos da comunidade. Ela iniciou sua publicidade em campanhas das revistas The Advocate, dedicada ao público gay. Logo na sequência, a Absolut anunciou o lançamento da garrafa com as cores do arco-íris, assinada por Gilbert Baker, o criador da bandeira do orgulho LGBT: a absolut Colors, que teve edição limitada nos Estados Unidos. Atualmente, a marca é uma das patrocinadoras masters do reality ‘RuPaul’s Drag Race’.
A empresa de tecnologia Google, é uma das mais atuantes em defesa dos direitos LGBTQIA+ no mundo. A gigante das buscas já marcou presença nas paradas da diversidade sexual em cidades como São Francisco, nos EUA, e Dublin, na Irlanda, e conta com um grupo de funcionários gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans, conhecidos como Gaylers.
Recentemente a empresa se manifestou contra à Proposition 8, lei americana que restringia a união civil apenas entre homem e mulher em alguns estados dos Estados Unidos. “Esperamos que a Califórnia vote não à Proposição 8. Não devemos eliminar direitos fundamentais de quaisquer pessoas que se casem com quem se ama, independentemente de sua sexualidade”, afirmou, em seu blog oficial.
Cobasi
Recentemente, através da parceria com a TransEmpregos, a Cobasi anunciou a abertura de vagas para pessoas trans em mais de suas 140 unidades espalhadas pelo Brasil. A rede especializada em pets e produtos de casa, e jardim, afirmou que está em busca da conscientização de um ambiente de trabalho inclusivo.
“Desde que criamos o Comitê de Diversidade & Inclusão, nosso maior objetivo é compreender as particularidades de cada colaborador e conscientizar a todos sobre a importância de um ambiente de trabalho plural e inclusivo. A parceria com o TransEmpregos faz parte dessa iniciativa”, diz a diretora de Gente&Gestão, Ana Luiza Elene.
Mercado Livre
Durante o mês do Orgulho LGBTQIA+, o Mercado Livre iniciou uma campanha nacional para difundir e normalizar beijos icônicos do cinema protagonizados por casais diversos. A ideia do Mercado Livre era mudar o algoritmo de pesquisa do Google, para mostrar que também existem casais homossexuais. “Se você pesquisar no Google agora beijos icônicos ou beijos, você verá que 99% são imagens heterossexuais. Então, entendemos que poderíamos levar uma mensagem de normalização, de progresso e de mudança. Para nós, o sucesso da campanha será atingido se conseguirmos, de fato, mudar o algoritmo do Google e conseguir fazer um antes de depois da campanha”, falou na época Thais Souza Nicolau, diretora regional de branding do Mercado Livre.
Além disso, o Mercado Livre disponibilizou as fotos icônicas para download, onde cada imagem baixada pelo público, a companhia estava doando R$ 1,00 para a Casa1, centro de acolhimento para a população LGBTQIA+, localizado em São Paulo.
Carrefour
A rede francesa de supermercados Carrefour, demonstrou seu apoio nas redes sociais ao celebrar o Dia da Visibilidade Trans, homenageando duas grandes funcionárias de suas unidades.
Na ocasião, a empresa aproveitou a data para reforçar suas ações de inclusão e apoio à diversidade: “Aqui no Carrefour, celebramos a diversidade todos os dias. Além de contarmos com pessoas trans trabalhando com a gente, oferecemos curso de capacitação em varejo para aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Para nós, todos devem ser respeitados e ter as mesmas oportunidades”, disse o Carrefour em sua rede social.
Bradesco
Um dos maiores bancos do Brasil, o Bradesco iniciou grande campanha em 2021 abordando a diversidade. Com o título de “Diversidade inspira o futuro”, o anúncio foi estrelado por cinco pessoas que representam uma letra da sigla LGBTI cada uma. A lésbica Jéssica Tauane, o gay Vittor Fernando, a bissexual Preta Araújo, o transexual Ariel Nobre e a pessoa intersexo Bielo Pereira são quem estrela o comercial.
Além de ter sido a patrocinadora oficial da 25ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, o banco possui grupo de diversidade ligada à área de recursos humanos e oferece apoio psicológico para pessoas trans que atuam na empresa.
Nike
Para apoiar a comunidade LGBTQIA+ no esporte, a Nike lançou em 2012 a campanha #BeTrue (Seja verdadeiro, em português), com uma linha que reunia tênis e camisetas com cores predominantemente preta, alternando outras cores em alusão à bandeira do arco-íris.
Além da campanha, a empresa especializada no vestuário esportivo fez uma doação de U$ 500 mil da coleção #BeTrue para à LGBT Sports Coalition, grupo dedicado ao combate da discriminação no esporte. “Nós somos uma empresa comprometida com a diversidade, a inclusão e a liberação do potencial humano”, anunciou a Nike, na época.
Microsoft
A gigante da computação Microsoft faz parte da Associação do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, além de apoiar a ONG Transconvida na capacitação de pessoas Trans desde 2018. A diversidade e a inclusão é uma das bandeiras da empresa, que também possui um código de conduta com políticas de não discriminação, bem como ações que visam a inclusão dos colaboradores e colaboradoras, como treinamentos obrigatórios de aliados e aliadas, banheiros sem gênero, plano de saúde válido para colaboradores e colaboradoras com respectivos cônjuges e a opção de licença maternidade/paternidade para pessoas LGBTQI+.
A Microsoft também marca presença nas paradas LGBTs pelo Brasil e do mundo, distribuindo brindes e camisetas para os participantes do evento. Em 2005, a Microsoft atingiu a pontuação máxima de 100 no Índice de Igualdade Corporativa da Human Rights Campaign, o que indica que a Microsoft está estabelecendo e aplicando políticas para proteger a comunidade LGBTQI+.
Burger King
O BK anunciou o lançamento da campanha “Como explicar?”, assinada pela agência DAVID. Por meio de um filme, realizado em co-criação com especialistas de psicologia e diversidade, a marca propôs um convite à reflexão sobre a inclusão da comunidade LGBT na sociedade.
TIM
A operadora de serviços de telecomunicações, TIM, é uma das empresas mais atuantes no Brasil em prol da comunidade LGBTQIA+. Entre os serviços prestados, a empresa oferece um treinamento exclusivo para pessoas trans, como também programas que promovem a capacitação, contratação e o bem-estar dos colaboradores autodeclarados da comunidade.
Além disso, a gigante das telecomunicações oferece folga remunerada para colaboradores em processo de transição de gênero, além de possibilidade de licença para apoio psicológico e assistência jurídica gratuita para funcionários vítimas de situações de LGBTfobia. A empresa também possui um grupos de afinidade, como o chamado Orgulho+, que envolve cerca de 100 colaboradores da comunidade LGBTQIA+.
Natura
A empresa de cosméticos Natura iniciou um programa onde pretende compor 30% do seu time com profissionais de grupos sub-representados, incluindo perfis de diversidade sexual e identidade de gênero. Já no cenário interno, a companhia oferece grupos de afinidade para a comunidade LGBTQIA+, incluindo de estagiários a prestadores de serviços.
A Natura também colocou em prática a adoção do nome social para pessoas trans, benefícios estendidos para casais de qualquer orientação sexual e licença-maternidade para todos os colaboradores com filhos, independentemente da identidade de gênero. A empresa de cosméticos também firmou uma parceria com a Casa1, que acolhe a comunidade LGBTQIA+ em situação de abandono.
Mês do Orgulho LGBT de junho de 2021
Top 10 marcas com mais engajamento em conteúdo LGBT+ no Facebook
Casas Bahia – com 559.449 interações
Pão de Açúcar – com 109.048 interações
Burger King Brasil – com 66.358 interações
Crocs – com 24.586 interações
Ambev – com 18.506 interações
Qualicorp – com 16.832 interações
Grão de Gente – com 14.973 interações
TIM Brasil – com 11.970 interações
LATAM Airlines – com 11.595 interações
Imovelweb – com 7.579 interações
Top 10 marcas com mais engajamento em conteúdo LGBT+ no Instagram
Burger King Brasil – com 399.307 interações
Netflix Brasil – com 275.755 interações
Casas Bahia – com 157.032 interações
Riachuelo – com 80.348 interações
Ambev – com 77.302 interações
TAG – Experiências Literárias – com 68.392 interações
Hering Oficial – com 54.441 interações
Playstation Brasil – com 49.017 interações
Risqué Friends – com 48.808 interações
O Boticário – com 44.675 interações
Top 10 marcas com mais engajamento em conteúdo LGBT+ no Twitter
Doritos – com 47.746 interações
Casas Bahia – com 45.919 interações
Ambev – com 29.518 interações
Burger King Brasil – com 20.680 interações
TIM Brasil – com 12.013 interações
Submarino – com 8.004 interações
Netflix Brasil – com 7.660 interações
Magazine Luiza – com 4.669 interações
Coca-Cola Brasil – com 3.557 interações
Trident – com 3.144 interações