Foi confirmada na sexta-feira (3), a morte do estilista espanhol Paco Rabanne aos 88 anos. Quem notificou foi o grupo Puig que monitora a marca. De acordo com o jornal francês Le Monde, ele morreu na França em Portsall. O presidente e CEO da Puig, Marc Puig disse: “Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne”.
A causa da morte não foi divulgada. Paco Rabanne era conhecido por seus perfumes e desfiles ousados, ele sempre abordava como materiais plástico, metal, alumínio, concreto, fibra ótica e por ai vai, a lista era imensa.
Conhecido como Paco Rabanne, mas seu verdadeiro nome era Francisco Rabaneda y Cuervo, o artista ficou conhecido na década de 1960 com seus designs feitos de metal inspirados em uma era espacial.
Quando criança ele tinha uma paixão por arte, inclusive a pintura. Aos sete anos de idade ele começou demonstrar suas habilidades em desenhos, onde conseguiu atingir um “nível muito elevado”, após ter cursado arquitetura, curso que o fez ter conhecimentos e ideias para sua moda.
Francisco nasceu em 18 de fevereiro de 1934, em Pasaia, na província de Guipuscoa. Ele entrou como estilista no mundo da moda por conta de sua mãe que trabalhou para Balenciaga. Quando completou 17 anos o rapaz se mudou para Paris onde estudou arquitetura por um período de 10 anos.
Em 1964 ele se lançou como estilista e já teve um marco enorme com seus vestidos experimentais e as modelos desfilarem descalço.