ADEUS

Morre aos 89 anos, Barry Humphries, que interpretou a drag queen Edna Everage

Ator fez sucesso ao criar uma personagem drag queen inspirado em sua mãe

Barry Humphries
Barry Humphries (Foto: Divulgação)

No último sábado (22), morreu aos 89 anos de idade ,o humorista australiano Barry Humphries, conhecido mundialmente por interpretar a drag queen Dama Edna Everage no teatro e na TV. De acordo com informações da Associated Press, o humorista estava internado em Sydney, na Austrália, e sofreu complicações em decorrência de uma cirurgia no quadril.

Dama Edna foi criada nos anos de 1950 por Barry Humphries, sendo uma sátira às donas de casa do subúrbio, inspirado pela sua própria mãe que morava na Austrália. Com o sucesso da personagem nos anos 70, Barry decidiu rodar a sua peça por toda a Europa e seguir sua carreira nos palcos.

Em um comunicado enviado à BBC News, a família enalteceu a memória do comediante afirmando que Barry foi “completamente ele mesmo até o fim, nunca perdendo sua mente brilhante, sua inteligência única e generosidade de espírito”. Ainda segundo a nota, seu personagem levou alegria para milhões de pessoas em todo o mundo e que ele considerava os seus fãs como ‘pessoas preciosas’.

Além de fazer sucesso como Dama Edna, Barry também fez carreira como dublador em Hollywood. Em 2003, ele deu a voz ao Bruce na animação “Procurando Nemo”, e participou de filmes como a comédia “O Diabo é meu sócio”, de 1967, “Spice World”, “O Hobbit” e “Absolutely Fabulous: O Filme”.