Uma das queridinha dos fãs de RuPaul’s Drag Race, Valentina, será acompanhada pela colega Lolita Banana em um spin-off do famoso reality show queer. Sua colega na apresentação do formato, vale lembrar, alcançou o top 4 na temporada inaugural de Drag Race França em 2022. Ambas as rainhas são de ascendência mexicana, tendo Valentina passado grande parte da sua vida profissional no país.
Valentina fez grande barulho no universo de Drag Race durante a sua estreia na nona temporada em 2017, conquistando os juízes e os espectadores com o seu sorriso de Linda Evangelista, um senso de moda impecável e um charme irresistível. Desde o seu regresso ao Drag Race All Stars, em 2018, foi capa da Vogue México, protagonizou a versão ao vivo de Rent, Rent: Live, da Fox, e atuou ao lado de RuPaul na sua série de comédia dramática AJ and the Queen.
É um currículo impressionante para a rainha de 32 anos, mas nada supera o fato dela se tornar a anfitriã do seu próprio spin-off do programa que a tornou famosa.
“Estar agora numa posição de apresentadora é um desafio artístico e uma graduação”, disse ela recentemente ao Remezcla. “O próximo nível da minha carreira é mudar a história da forma como o público vê as pessoas queer e as histórias queer no México. É realmente uma honra”.
Enquanto Valentina cresceu em Bell, Califórnia, ambos os seus pais são mexicanos, o que ela disse que a ajudou a “conhecer muitas das referências” quando se tratava de apresentar Drag Race México. “Eu estava numa casa bilingue onde se falavam as duas línguas”, explicou.
“Ter trabalhado no México durante longos períodos de tempo é algo que estou a usar como uma grande fonte de inspiração para as coisas que faço artisticamente. Sou 100 por cento californiana. Sou 100% mexicana e é uma honra estar a agitar essas duas bandeiras neste momento.”
Valentina e Lolita Banana anunciaram a sua actuação conjunta como anfitriãs no passado fim-de-semana (12 de Maio), durante a RuPaul’s DragCon em Los Angeles Embora pouco se saiba sobre como a série se irá desenrolar ou quais as queens que fazem parte da lista final do elenco, Valentina já deu algumas dicas sobre o que esperar.
“Elas têm que ser criativas”, ela compartilhou com o Remezcla. “Algumas dessas garotas vêm de uma cidade grande. Algumas delas são de pueblos, então minhas rainhas estão sob muita pressão para fazer uma drag de alto nível com seus recursos”.
A expansão interminável da franquia de Drag Race é uma grande vitória para os fãs da série e para as rainhas de todo o mundo que podem mostrar o seu talento. A série deve ganhar, inclusive, sua primeira temporada gravada no Brasil. Informações publicadas por colunistas e rumores apontam Gretchen, Grag Queen e Dudu Bertholini entre os nomes confirmados para o RuPaul’s Drag Queen Brasil.