Joaquin Phoenix, estrela do filme Joker (Coringa), vai assumir o seu primeiro papel LGBTQ+ num romance de época realizado por Todd Haynes. Logo após o lançamento da sua mais recente comédia de terror, Beau Tem Medo, e de ter terminado as filmagens da muito aguardada sequência (“Joker, Folie à Deux”) Joaquin Phoenix, prepara-se agora para um papel muito diferente.
Enquanto participava do Festival de Cannes, onde o atual drama queer May December estreou com uma ovação de pé de oito minutos, o aclamado realizador gay Todd Haynes revelou ao Les Inrockuptibles que Phoenix lhe tinha feito uma proposta “excitante” para um novo filme.
“Há outro filme que quero fazer no início de 2024”, revelou. “É um projeto que Joaquin Phoenix me trouxe e que se passa nos anos 30: uma história de amor entre dois homens, baseada num cenário original e muito audacioso. Creio que este é o seu primeiro papel gay. Estou muito entusiasmado com este projeto”.
Em 2018, a escritora e produtora de Brokeback Mountain, Diana Ossana, disse ao The Hollywood Reporter que teria ficado entusiasmada com Phoenix no clássico western gay, mas conflitos de agenda com Walk the Line, no qual ele estrelou como o lendário músico Johnny Cash, puseram fim à ideia.
“Eu teria feito esse filme num segundo“, disse Phoenix ao THR. “Estava desesperado para o fazer. Sinto-me muito honrado por as pessoas pensarem que eu era suficientemente digno de participar nele, mas nunca me foi oferecido”.
A noiva de Phoenix, Rooney Mara, que contracena com ele no próximo drama The Island, contracenou com Cate Blanchett no filme de Haynes nomeado para os Óscares, “Carol”, uma história de amor lésbica passada na década de 1950.
Embora não haja atualmente mais detalhes sobre o enredo do novo filme de Haynes ou sobre quem irá interpretar a amante de Phoenix, os fãs já têm muitas ideias sobre a película. Alguns estão a brincar que isto vai dar início a um universo cinematográfico de histórias de amor gay de Carol. Algo como um Carolverso. Outros estão a aproveitar a oportunidade para realçar o papel viril de destaque de Phoenix como Commodus no filme Gladiador dos anos 2000.