Nesta sexta-feira (01), o Congresso dos Estados Unidos decidiu cassar o mandato do deputado George Santos, filho de imigrantes brasileiros, pelo placar de 311 votos contra 114 votos. O político é acusado na Justiça de uma série de crimes e irregularidades, desde mentir sobre seu currículo a uso ilegal de dinheiro de campanha.
Com a cassação, o filho de brasileiros se tornou o sexto deputado da história a ser expulso da Câmara americana. De acordo com o G1, um jornalista perguntou a Santos se ele ainda possui planos para visitar a Câmara como ex-congressista, e ele respondeu: “Por que eu iria querer ficar aqui? Que este lugar vá para o inferno”, teria dito o político.
George Santos também havia dito no início desta semana que não aceitaria renunciar ao seu cargo. “Se eu renunciar, facilitarei as coisas para este lugar. Este lugar é administrado com base na hipocrisia. Cansei de desempenhar um papel no circo. Se quiserem que eu deixe o Congresso, terão que fazer uma votação difícil”, declarou ele.
Outro fator que chamou a atenção durante a votação de sua cassação foi a quantidade de votos do Partido Republicano. Grande parte dos republicanos que demonstravam apoio à Santos acabaram mudando de lado, após ser divulgado um grande relatório apontando diversas fraudes e crimes financeiros nos quais ele fazia parte.