GLOBOPLAY

Roteirista de Rensga Hits! quer mais visibilidade para protagonistas LGBTQIA+: "Representatividade em suas tramas"

Bia Crespo destacou o pedido do público para mais casais homoafetivos nas tramas

Crédito - MAURO-FIGA
Crédito - MAURO-FIGA

A roteirista Bia Crespo, que trabalhou nas três temporadas de Rensga Hits!, do Globoplay, falou sobre o sucesso da série que retrata a história do feminejo e confessou que deseja que as produções tenham cada vez mais protagonistas da comunidade LGBTQIA+. Em entrevista ao Notícias da TV, a escritora enfatizou que a representatividade só tem a agregar aos telespectadores que acompanham as obras.

“Em séries, é mais fácil abordar temas diversos porque temos mais personagens do que em filmes. A graça é que esses personagens sejam diferentes e que a história venha do conflito entre eles, assim como acontece na vida real. Mesmo assim, ainda falta muito para que a representatividade LGBTQIA+ seja ideal no audiovisual”, afirmou a roteirista.

Bia Crespo também enfatizou o seu desejo de criar personagens LGBTs, que o público se identifique e torça por eles, sem necessariamente expor a sexualidade. “Meu objetivo é que um dia a gente tenha protagonistas LGBTQIA+ com quem as pessoas se identifiquem, independentemente de suas orientações sexuais, e que a história seja o suficiente para fazer com que torçam por eles”, acrescentou.

Ainda na entrevista, a autora apontou que a nova geração procura cada vez mais personagens em que ela também possa se sentir inserida e representada em suas histórias.

“Eles pedem por isso. Uma das maiores reclamações da geração Z é o fato de ela não se ver representada no audiovisual, principalmente no que diz respeito à orientação sexual e à identidade de gênero. Acredito que as novelas e as séries só têm a ganhar se adicionarem esse tipo de representatividade em suas tramas”, destacou Bia Crespo.