Oque chamou a atenção de todos esse mês após inúmeros boatos foi o exemplo de processo de transição de gênero que o Matheus Mazzafera fez a um ano sem levantar alardes dos seus seguidores.
Surpreendeu a todos com a confirmação a se chamar May Mazzafera e mostrar as fotos no seu Instagram . A youtuber se submeteu a vários procedimentos estéticos para alcançar o resultado desejado.
E aumentou o interesse das pessoas de saber mais sobre a transição as mulheres trans é claro também aumentou as falas preconceituosas e repúdio de muitas pessoas. Aqui vamos falar um pouco desse processo de transição.
E um processo complexo que leva tempo e acontece de várias formas. Deve ser feito com acompanhamento médico e psicológico.
Sendo de uma forma adequada pode mudar a vida de uma pessoa ou até salvar uma vida em que não está confortável com o próprio corpo.
Os procedimentos mais ultilizados nesse processo de transição são: Bloqueio da Puberdade, hormonização e cirurgia de redesignação sexual.
Quando crianças e adolescentes não se usam tratamentos hormonais e sim o bloqueio hormonais ou da puberdade. Que impedem temporariamente os hormônios e as características físicas que essas pessoas não se identificam como por exemplo uma menina não crescer o peito já que está em transição para um menino trans.
Lembrando que esse tratamento (Bloqueio da puberdade)e reversível.
Já a hormonização acontece após os 16 anos.
São tratamentos na maioria das vezes injetáveis para desenvolver características do corpo em que a pessoa se identifica.
A hormonização e uma etapa fundamental para quem quer fazer a cirurgia de redesignação sexual. A redesignação sexual só pode ser feita acima dos 18 anos.
Lembrando que pra acontecer esses processos só depois que a pessoa passa por um longo período sendo acompanhada por um médico e um psicólogo.
No Brasil, pessoas trans de todas as idades podem fazer o processo de transição de gênero de graça, pelo SUS. Só em São Paulo, em janeiro de 2023, 380 pessoas foram atendidas no Hospital das Clínicas da USP, para esse tipo de tratamento.
O colunista Fábio Alves além de ser psicanalista ele é pós graduado em sexualidade, psicanálise, terapia de casais e família, TCC e tem um quadro na Rádio Tropical fm 91,5 do RJ todas as segundas às 10h. Você também pode encontra lo no Instagram @fabiopsicanalista