MÚSICA

O amor romântico gay na obra musical de Caetano Veloso

O cantor e compositor Caetano Veloso.
O cantor e compositor Caetano Veloso.

Nesta edição vamos nos debruçar sobre duas canções emblemáticas de um dos maiores cantores e compositores brasileiros de todos os tempos: Caetano Veloso.

A primeira canção que comentaremos será “O Leãozinho”, do excepcional álbum “Bicho” de 1977.

O muso inspirador de Caetano nesta canção foi o baixista e compositor Dadi Carvalho, que integrou os grupos Novos Baianos e A Cor do Som.

Caetano Veloso, ao voltar ao Brasil, depois do exílio em Londres, ficou encantado com os Novos Baianos e, especialmente, com o baixista Dadi Carvalho, de quem é amigo até hoje.
Além do talento musical de Dadi, as outras qualidades do baixista que deixaram Caetano encantado, segundo o próprio revelou ao jornalista Guilherme Genestreti, na Folha de São Paulo, em 2015, foi sua “luminosidade, beleza e clara bondade”.

Outro fato interessante é que tanto Caetano Veloso quanto Dadi Carvalho pertencem ao signo astrológico de Leão e essa foi uma das razões para escolha do título e do tema da canção, pois Caetano seria um leão mais vivido, enquanto Dadi, que à época tinha apenas 17 anos, seria um leãozinho.

A segunda canção que analisaremos será “Menino do Rio”, um presente que Caetano Veloso deu em 1979 à cantora Baby do Brasil, que à época ainda usava o nome artístico Baby Consuelo.

Baby estava já finalizando naquele ano o seu antológico disco “Pra Enlouquecer” e ainda faltava uma canção para fechar o repertório do álbum.

Ela lembrou a Caetano Veloso que, até então, nunca havia gravado uma canção dele e pediu uma exclusivamente para o futuro álbum.

Baby do Brasil conta em várias entrevistas que ficou surpresa com a agilidade de Caetano Veloso, que compôs “Menino do Rio” em apenas algumas horas.

É válido destacar também o solo da guitarra de Pepeu Gomes que conferiu à faixa um colorido único.

O muso inspirador desta canção foi o surfista José Artur Machado, o Petit, que estava com Caetano durante a maior parte do tempo que antecedeu a feitura desta música.

Tanto “O Leãozinho” quanto “Menino do Rio” são duas preciosidades da música popular brasileira e evidenciam a genialidade de Caetano Veloso, compositor cuja habilidade com as notas e as palavras é singular.

A obra de Caetano Veloso é celebrada mundialmente pela qualidade musical e a potência verbal que possuem.

É, de fato, um privilégio e um orgulho termos no Brasil um artista da magnitude dele.

Viva, Caetano Veloso!