REPRESENTATIVIDADE

Abertura das Olimpíadas de Paris 2024 tem drags queens imitando A Última Ceia; assista

Para homenagear a moda francesa foi criado um desfile em que drag queens representaram uma paródia do quadro A Santa Ceia, de Leonardo da Vinci - Reprodução/Globo
Para homenagear a moda francesa foi criado um desfile em que drag queens representaram uma paródia do quadro A Santa Ceia, de Leonardo da Vinci - Reprodução/Globo

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 aconteceu nesta sexta-feira (26/07) e as apresentações, em diversos pontos da margem do rio Sena, representaram aspectos da cultura mundial. Para homenagear a moda francesa foi criado um desfile em que drag queens representaram uma paródia do quadro A Última Ceia, de Leonardo da Vinci (1452-1519).

Na cerimônia, alguns personagens bíblicos foram retratados por drag queens, entre elas, Nicky Doll, participante da 12ª temporada de Rupaul’s Drag Race se apresentadora da versão francesa da competição; Paloma, vencedora da primeira edição do reality show na França; além de Piche e Vespi, ambas da segunda temporada. O programa venceu 29 prêmios Emmy.

Com música da DJ francesa Barbara Butch, militante feminista e lésbica, várias modelos, entre elas Raya Martigny, uma mulher transgênero, desfilaram depois com trajes desenhados por talentos emergentes da moda.

Representando a diversidade da comunidade LGBTQIAP+, o espetáculo intitulado Festividade exaltou a cultura do ballroom e mostrou a dança vogue que representa bem esse universo por meio de cores, luzes e figurinos extravagantes.

A obra clássica representada pelas artistas foi pintada por da Vinci entre 1495 e 1498, e representa o episódio bíblico conhecido como Santa Ceia — em que Jesus Cristo fez sua última refeição com seus apóstolos antes de ser preso e crucificado. Atualmente, o quadro está no refeitório da igreja Santa Maria delle Grazie em Milão, na Itália.

O momento se tornou um dos mais memoráveis do evento esportivo por conta da nova interpretação contemporânea, celebrando a criatividade e a liberdade de expressão. Além da luta por direitos e visibilidade da comunidade LGBT+.

Confira, abaixo, a apresentação: