O pinguim Sphen morreu nesta quinta-feira (22/08), aos 11 anos, por causas naturais. O animal ganhou fama mundial por seu relacionamento com outro pinguim macho no aquário de Sydney, na Austrália.
De acordo com as informações do Sea Life Sydney Aquarium, o bicho viveu o casamento por seis anos com Magic. O pinguim foi trazido para perto do ‘marido’ após o seu falecimento, para que entendesse que seu parceiro não retornaria. Os cuidadores disseram que ao perceber que ele morreu, o animal começou a cantar e foi acompanhado pelos outros pinguins do aquário, demonstrando a profunda conexão entre eles.
O foco da equipe se volta ao viúvo, que vai passar sua primeira temporada de acasalamento sem o amado. A espécie subantártica, costumam viver em média 12 anos. Eles são conhecidos pelo seu comportamento afetuoso e pela monogamia – ou seja, relacionamento com apenas um outro animal.
“A equipe do Sea Life Sydney Aquarium está com o coração partido ao compartilhar a notícia de que Sphen, uma metade do casal de pinguins gentoo mais famoso e amado do mundo, infelizmente faleceu”, declarou a instituição.
Vale destacar, que o casal de pinguins gentoo tornaram-se conhecidos em 2018, quando foram vistos nadando juntos antes da temporada de reprodução e, eventualmente, adotaram e criaram dois filhotes órfãos, Sphengic e Clancy, solidificando ainda mais seu vínculo.
A história não só capturou corações, mas também inspirou estudos, livros e até mesmo um carro alegórico no Mardi Gras, carnaval de Nova Orleans, nos Estados Unidos, além de ser incluída no currículo escolar do país australiano e aparecer na série Atypical da Netflix.
Com a popularidade dos animais, o local conseguiu promover iniciativas de arrecadação de fundos para projetos de incentivo à proteção de pinguins selvagens e do meio ambiente.