CINEMA

Premiado como melhor filme queer em Lima e San Sebastián, Baby terá sua première nacional no Festival do Rio

Longa-metragem brasileiro também foi escolhido para a exibição de abertura do Queer Lisboa e participa da mostra competitiva do Festival de Biarritz, ambos em setembro

Wellington (João Pedro Mariano) e Ronaldo (Ricardo Teodoro) - Divulgação
Wellington (João Pedro Mariano) e Ronaldo (Ricardo Teodoro) - Divulgação

Ampliando seu percurso em festivais e premiações, o filme Baby, dirigido por Marcelo Caetano, é selecionado para a mostra competitiva da Première Brasil na próxima edição do Festival do Rio, que acontece entre 3 e 13 de outubro. O longa-metragem também soma à sua trajetória mais três prêmios internacionais.

No Festival de Lima, a produção foi eleita como Melhor Filme LGBTQIAPN+ e levou o prêmio de Melhor Atuação para Ricardo Teodoro, que protagoniza a trama ao lado de João Pedro Mariano. Já em San Sebastián, na Espanha, foi premiado como o Melhor Filme Latino Queer do ano, com o prêmio Sebastiane Latino da edição. A próxima competição será no Festival de Biarritz, em setembro. No mesmo mês, o longa participa do Queer Lisboa como exibição de abertura de um dos principais festivais LGBTQIA+ do mundo.

Baby narra a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros. Quando o jovem Wellington (João Pedro Mariano), deixa o Centro de Detenções sem o apoio da família biológica, é acolhido por Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa.

Priscila (Ana Flavia Cavalcanti), a ex-mulher de Ronaldo e mãe de seu filho, e sua parceira Janaína (Bruna Linzmeyer) abrem as portas de sua casa para que o menino possa se encontrar em uma nova família. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.

O filme teve sua estreia mundial em maio, na 63ª Semana da Crítica de Cannes, com presença de parte da equipe e elenco, incluindo Ricardo, vencedor do prêmio de Melhor Ator Revelação. Baby também passou pelo Festival de Wroclaw, na Polônia, onde lotou sessões e conquistou o público.

A distribuição do filme já foi confirmada em outros 15 países, além do Brasil: Grécia, República Tcheca, Eslováquia, Indonésia, Bélgica, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Áustria, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia e Holanda. Sucesso entre críticos, o filme foi considerado uma das “bíblias” da indústria do entretenimento pelo portal The Hollywood Reporter.

Confira, abaixo, o trailer: