POLÊMICA

Disney pediu que relação entre Magneto e Charles Xavier em X-Men '97 fosse "menos gay", diz ex-roteirista

Beau DeMayo abriu o jogo sobre a abordagem de pautas inclusivas durante a criação da série animada

Charles Xavier e Magneto em X-Men '97 - Divulgação/Disney+
Charles Xavier e Magneto em X-Men '97 - Divulgação/Disney+

Depois da polêmica envolvendo a Pixar e Divertida Mente 2 a respeito de pautas inclusivas, uma nova discussão surgiu no universo da Marvel. Beau DeMayo, ex-escritor da série animada X-Men ’97 afirma que a Disney pediu para que relação entre Magneto e Charles Xavier fosse “menos gay”.

Segundo ele, via X, antigo Twitter, a orientação veio principalmente do departamento de marketing do estúdio, ecoando as polêmicas instruções dadas à equipe que contou a história de Riley. “‘[Torne-os] menos gay’: Ouvi as mesmas palavras em X-Men ’97 quando se tratava de Magneto e Xavier, principalmente do marketing”, escreveu ele.

A polêmica em torno de Divertida Mente 2 começou após uma reportagem do IGN, que entrevistou fontes anônimas envolvidas no projeto. De acordo com as declarações, o estúdio pediu que a protagonista fosse retratada de forma “menos gay”.

Essas alegações aumentaram o debate sobre o comprometimento da indústria em relação à representatividade LGBTQIAPN+, algo que DeMayo também criticou publicamente.

O ex-showrunner afirmou que, durante seu tempo no seriado, foi “reprimido” por seus superiores ao tentar abordar essas temáticas de forma mais aberta. Vale destacar que, apesar de ambos não terem um arco romântico nos quadrinhos originais, essa exploração já ocorreu em X-Men: Primeira Classe, longa-metragem comandado por Matthew Vaughn.

Enquanto isso, a produção da segunda temporada de X-Men ’97 continua em andamento, cercada de expectativas e controvérsias. Todos os 10 episódios da 1ª temporada estão disponíveis no Disney+.