Duda Salabert (PDT-MG), candidata à prefeitura de Belo Horizonte, viveu um momento inesperado e emocionante no último domingo (22/09), durante uma coletiva de imprensa na região do Barreiro.
Uma criança com autismo chamado Pedro se aproximou dela e pediu respeito às mulheres trans e pelos alunos com deficiência, que, assim como ele, são vítimas de bullying e preconceito.
“Eu quero que as mulheres trans sejam mais respeitadas… e que os alunos com deficiência, tipo eu, sejam respeitados também… porque eu sofro bullying lá na escola”, disse ele.
A deputada federal prontamente pediu licença aos jornalistas e atendeu o garoto. “A gente sabe o que é ser vítima do preconceito por onde a gente passa. A gente está avançando e nós vamos superar esse preconceito. Você é muito importante nessa luta contra o preconceito. Quando você supera os preconceitos contra você, você melhora a sociedade para mim e minha família. Quando eu supero os preconceitos contra mim, fica melhor para você e todos nós”, declarou ela.
Ao compartilhar a cena, que viralizou em todo o país em suas redes sociais, a deputada relatou o impacto do encontro, descrevendo-o como “sensível” e cheio de afeto. “No meio da coletiva de imprensa na região do Barreiro, conheci o Pedro. Foi um momento sensível e de troca de afetos e de esperança- algo raro em uma campanha eleitoral dura…”, iniciou ela.
Segundo Duda, “o preconceito, o bullying nos conectou. Mas também nos conectamos na luta por uma sociedade que respeite as diversidades”.
“Nessa campanha vejo candidatos que defendem viadutos, obras e obras … Reconheço e também quero obras, mas a obra que mais sonho é uma Belo Horizonte que respeite as diversidades. É uma utopia realizável…”, afirmou.
Na aba dos comentários, o post recebeu uma enxurrada de elogios de internautas emocionados. Seguidores comentaram sobre a sensibilidade do encontro e a importância de uma voz como a de Salabert na política brasileira. “A pureza de uma criança, que em seu sofrimento achou a empatia! Essa é minha prefeita”, escreveu uma seguidora. “Por mais seres humanos como Duda e Pedro!”, disse outro. “Que vídeo lindo dessa criança , cheio de amor e carinho e esperança, torço por voce prefeita”, afirmou uma terceira. “Oh gente, que trem mais lindo, viu? Em épocas tão desafiadoras, a gente abre a rede social e depara com poesia”, comentou mais uma.
Confira, abaixo, o vídeo: