CANDIDATA A VEREADORA

Polícia de São Paulo investiga tentativa de homicídio contra Leonora Áquilla

Jornalista, que é uma mulher trans, disse que ataque pode ser reposta à defesa de pautas LGBTQIAPN+. O caso ocorreu na rodovia Presidente Dutra, na Zona Norte de São Paulo

Leonora Áquilla sofre tentativa de homicídio - Reprodução/Globo/Montagem
Leonora Áquilla sofre tentativa de homicídio - Reprodução/Globo/Montagem

A Polícia Civil investiga uma “tentativa de homicídio” contra a candidata a vereadora por São Paulo, Leonora Áquilla (MDB). A jornalista, que é uma mulher trans, disse ter sofrido um atentado a tiros na noite da última quinta-feira (26) na Rodovia Presidente Dutra, altura do Parque Novo Mundo, na Zona Norte de São Paulo.

A comunicadora classificou nas redes sociais, o atentado como “tentativa de homicídio” por causa da defesa de pautas LGBTQIAPN+, por conta disso, inclusive, ela anunciou neste sábado (28/09), o encerramento de seu comitê de campanha eleitoral por motivo de segurança.

“Eu tenho recebido muitas ameaças porque eu combato transfobia, eu combato Lgbtfobia, eu defendo mesmo a comunidade, aí eu vivo recebendo ameaças. Eu já pedi para que as autoridades me dessem escolta e ninguém acreditou em mim. Estão esperando o quê, que realmente me matem como quase aconteceu hoje?”, disse em entrevista ao jornal SPTV, da Globo.

Antes do atentado, ela e seu assessor de imprensa estavam indo a Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, para verificar as condições de trabalho de mulheres transexuais após denúncias de que estavam em condições insalubres.

Vale destacar, que Leonora estava acompanhada por um assessor no momento do ataque. O suspeito estava em motocicleta e teria simulado uma colisão contra o veículo da comunicadora. Após a suposta batida, ela desceu do automóvel, momento em que o suspeito retornou e efetuou quatro disparos em sua direção e fugiu do local. Os projéteis atingiram o carro, mas nenhum deles foi atingido pelos tiros ou sofreram ferimentos.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que “a autoridade policial realiza diligências visando à identificação do autor, bem como o devido esclarecimento do caso”.

O boletim de ocorrência (BO) foi registrado no 73º Distrito Policial (DP), Jaçanã, mas a investigação será feita pelo 90º DP, Parque Novo Mundo.

Vale destacar, que a apresentadora passou a se dedicar à política há alguns anos ao se candidatar ao cargo de deputada estadual e agora, vereadora. Antes de sua atuação política, Leonora Áquila ganhou destaque em programas de televisão, como Mara Maravilha Show, A Tarde é Sua, A Fazenda, TV Fama, Balanço Geral e Legendários.