REPRESENTATIVIDADE!

Valentina Sampaio faz história como primeira trans brasileira a desfilar para a Victoria’s Secret Fashion Show

Modelo brasileira é a primeira mulher trans a desfilar na passarela do evento que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (15/10)

Valentina Sampaio na passarela do Victoria's Secret Fashion Show 2024 - Reprodução/Instagram
Valentina Sampaio na passarela do Victoria's Secret Fashion Show 2024 - Reprodução/Instagram

Valentina Sampaio, de 26 anos, uma modelo trans natural de Aquiraz, Ceará, fez história ao se tornar a primeira brasileira transgênero a desfilar na passarela do Victoria’s Secret Fashion Show, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (15/10), após uma pausa de seis anos, assim como Alex Consani, de 21.

Nascida em um vilarejo de pescadores no litoral cearense, a top model não é uma desconhecida no universo da moda, ela conquistou o seu espaço na indústria internacional com trabalhos para grifes como Armani, Balmain e L’Oréal.

Sua trajetória inclui a participação em eventos de destaque, como a Semana de Moda de Paris ao lado de ícones como Jane Fonda e Helen Mirren. Em 2019, ela fez história como a primeira mulher transexual a ser contratada pela marca de lingerie Victoria’s Secret, atuando ao lado de nomes como Naomi Campbell e Adriana Lima.

Além disso, ela também a primeira mulher trans a ser capa da Vogue Paris, aos 18 anos, um marco para a representatividade LGBTQIAPN+. Em entrevista à revista, Valentina afirmou que foi uma “felicidade gigantesca” estampar a capa da publicação e que a ascensão de sua carreira foi algo “muito rápido”.

Seu compromisso com a inclusão vai além das passarelas, já que ela usa sua voz para promover a visibilidade das pessoas trans e a importância da diversidade no mercado da moda.

Além de Valentina Sampaio, o desfile contou com a presença de outras top models icônicas, incluindo Kate Moss, Gigi Hadid, Candice Swanepoel, Adriana Lima, Isabeli Fontana, Paloma Elsesser e Tyra Banks, e apresentações musicais de grandes artistas como Cher e Lisa do grupo Blackpink.

No retorno do desfile, a brasileira cruzou a passarela como angel pela primeira vez. Nas redes sociais, ela publicou declaração agradecendo a marca de peça íntima pela realização do que diz ser um sonho.

“Este momento é um que vou levar para toda a vida. A família Victoria’s Secret mostrou ao mundo que ser trans é tão excepcional e bonito como qualquer outra pessoa naquela pista. A inclusão é crucial para o mundo que estamos a construir, e sinto-me honrado por caminhar com orgulho, amor e esperança de inspirar a próxima geração. Obrigado, Victoria’s Secret, por tornares um sonho há muito tempo realidade”, escreveu ela.

Confira, abaixo, a publicação:

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários