A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Florianópolis, em Santa Catarina, acontece neste domingo (17). O tema deste ano é “Basta de negligência, nossos direitos já!”, e o público vai à rua, mais precisamente na Avenida Beira-Mar Continental pedir por mais igualdade, respeito e visibilidade, independentemente da orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.
A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas prestigiem a 17ª edição do evento que vai contar com o tradicional desfile de trio elétrico embalado por muita música. Entre as atrações está o grupo Entre Elas, formado por Gi Guedes, Jéssica Antunes e Manoela Pires.
As DJs Alice Cavazzott, Lirous K’yo e Alexia. As drags Selma Light, Mara Bens e Silvonete convidarão outras artistas para animar ainda mais a festa. Nos trios, as principais casas noturnas levarão seus DJs para garantir a festa e embalar a multidão.
Este ano o governo de Santa Catarina não ofereceu apoio a Parada LGBTQIAPN+ e está sendo financiada apenas com recursos da Prefeitura da Capital e da iniciativa privada.
O governado do Estado Jorginho Mello (PL), disse em seu perfil no X (ex-Twitter), que o Estado não irá patrocinar o evento por “critérios técnicos” e que somente projetos “estritamente” culturais receberão apoio do governo.
“O governo de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a cultura”, declarou o governador em post contra a parada LGBT. “Não financiaremos pautas ideológicas”, completou.
A concentração da Parada está prevista para as 11h da manhã e o início do evento ao meio dia. O evento é gratuito e todos podem participar.