João Lucas Reis da Silva, 24 anos, assumiu seu relacionamento com o ator e modelo Gui Sampaio Ricardo com uma postagem no Instagram no último sábado (7). De quebra, o esportista, que é vice-campeão do Challenger 75 de Florianópolis, acabou fazendo história.
Ainda competindo no circuito da ATP, Reis tornou-se o único tenista em atividade a se assumir homossexual. A declaração ocorreu em forma de homenagem ao aniversário de seu namorado.
Recordista
Segundo o portal Attitude, João Lucas é o primeiro tenista profissional masculino em atividade a tornar sua homossexualidade pública. Na categoria feminina, contudo, a tenista russa Daria Kasaktina já se declarou lésbica.
Além do brasileiro, Brian Vahaly discutiu sua sexualidade somente uma década após sua aposentadoria. Ademais, Vahaly comentou que motivo da demora em se assumir deu-se por conta de ambiente conservador do esporte.
“Feliz aniversário. Feliz vida. Te amo muito”, declarou-se João Lucas na legenda de um carrossel em suas redes sociais. No entanto, no tênis profissional masculino, a representação LGBTQIA+ é bastante escassa.
Sendo assim, João Lucas quebrou um recorde fora das quadras: tornou-se o primeiro tenista masculino em atividade a sair do armário.
Carreia promissora de João Lucas
O ATP Challenger Tour é um circuito de torneios masculinos de tênis disputados na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. O circuito de Challengers é organizado pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Além disso, jogadores participam com o objetivo de se classificar para torneios ATP.
Em 2023, João Lucas alançou a posição 259 no ranking na classificação solo. No mesmo ano, ele conquistou a posição 204 nas duplas. Ainda mais, no ATP Challengers de Santiago, Chile, ele conquistou seu primeiro título de duplas ao lado de Pedro Boscardin Dias.