Auderli Sidnei Schroeder, 52 anos, será o primeiro sacerdote gay da história da Igreja Anglicana de Caxias do Sul. A paróquia vai ordená-lo neste domingo (15) em uma cerimônia histórica para a Igreja Anglicana brasileira.
Auderli, o reverendo gay, atua em Caxias do Sul há 2 anos realizando um trabalho de acolhimento a pessoas LGBTQIA+ na religião cristã. Inclusive, a Igreja Anglicana é a primeira no Brasil a sistematicamente trabalhar com a pauta de diversidade.
O sacerdote gay, como é conhecido na internet, será ordenado em um rito religioso no próximo domingo, a partir das 17h, na sede da paróquia. Ademais, o local da celebração será na Rua Alfredo Chaves, nº 915, centro de Caxias.
O reverendo Auderli Sidnei é natural de Novo Hamburgo, mas foi acolhido pela Paróquia Anglicana da Virgem Maria. Ele será o primeiro presbítero gay da paróquia desde a fundação, em 1950.
“Estar na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e ser ordenado por ela é ser aceito numa Igreja inclusiva, onde se vê o rosto amoroso de Deus na compaixão, acolhida e solidariedade. Uma Igreja que mostra que Jesus Cristo está para todos e todas sem distinção de raça, orientação sexual e gênero”, disse o reverendo à Rádio Solaris.
A Igreja Episcopal Anglicana também é pioneira na inclusão e diversidade. Presente no Brasil há 134, a igreja ordena mulheres desde 1984. Enquanto isso, a pauta da integração da diversidade é mais delicada em outras fés.
Além disso, a Diocese Meridional de Porto Alegre, que compreende a Paróquia da Virgem Maria, permite a ordenação de pessoas LGBTQIA+. Similarmente, o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo também é permitido pela Diocese.