Ameaças

Jornalista sofre ameaças de morte após anunciar livro sobre homossexualidade no clero católico

Brendo Silva levanta o véu sobre os bastidores da Igreja em seu novo livro A Vida Secreta dos Padres Gays, com relatos reais e chocantes.
Brendo Silva levanta o véu sobre os bastidores da Igreja em seu novo livro A Vida Secreta dos Padres Gays, com relatos reais e chocantes. | Arquivo Pessoal

Brendo Silva, jornalista, historiador e ex-seminarista, passou a ser alvo de ameaças de morte e intimidações jurídicas nas redes sociais após divulgar, no Instagram, detalhes de seu novo livro “A Vida Secreta dos Padres Gays”. A obra, que será lançada em maio, promete revelar aspectos pouco discutidos sobre a presença da homossexualidade na Igreja Católica. Em entrevista exclusiva ao Observatório G, Brendo falou sobre as ameaças que sofreu, o processo de criação do livro e suas expectativas para o lançamento.

As mensagens de ódio começaram a chegar logo após Brendo compartilhar, nos stories, uma prévia do conteúdo da publicação. Nos prints recebidos pela reportagem do Observatório G, é possível ver perfis o ameaçando com violência física, ofensas homofóbicas e até dizendo que ele “deveria estar na fogueira”.

Algumas mensagens recebidas pelo autor contêm ameaças de agressão física, incitação à violência e pedidos para que ele seja preso por “heresia”. Uma das mensagens afirma: “Só basta enfiar uma peixeira no seu bucho pra vê se vira homem.” Outras mencionam a Inquisição e atacam diretamente o trabalho do escritor.

“O mais triste foi vivenciar tudo isso dentro de um contexto de imensa homofobia, mesmo que repleto de gays”, declarou Brendo, que viveu sete anos como seminarista em diferentes estados do Brasil e no exterior. A vivência no ambiente religioso e as histórias que testemunhou inspiraram a criação do livro, que inicialmente surgiu como projeto acadêmico durante sua graduação em Jornalismo.

Para compor a obra, o autor realizou entrevistas com padres, ex-seminaristas, psicólogos e pesquisadores, além de analisar fontes históricas, como cartas entre religiosos gays na Idade Moderna. “Usei uma metodologia de apuração jornalística rigorosa. Acredito que falar a verdade sobre algo tão silenciado pode gerar reações, mas também é um sinal de que esse trabalho é necessário”, afirma.

O livro A Vida Secreta dos Padres Gays será lançado em maio e promete gerar polêmica. 

Brendo relata que, além das ameaças virtuais, recebeu notificações extrajudiciais com o objetivo de barrar a publicação do livro. “Senti um misto de medo e certeza de estar fazendo o que é certo. Incomodar ao dizer verdades talvez seja o que mais denuncia a urgência desse tema”, pontuou.

Segundo ele, um boletim de ocorrência já foi registrado e um advogado acompanha o caso. “Vou processar quem se excedeu. Não é apenas uma questão pessoal, mas de segurança e liberdade de expressão.”

A pré-venda do livro será aberta nos próximos dias, e o lançamento oficial está previsto para a segunda semana de maio, com data exata ainda a ser confirmada

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários