Será?

Documentário revela: Mazzaropi era gay e enfrentou homofobia no mundo artístico

O humorista é considerado um dos maiores nomes do cinema nacional até hoje
17/06/2025 12:07
COMPARTILHE
Parceiro
Mazzaropi(foto: Divulgação)

Mazzaropi

Amácio Mazzaropi, considerado um dos dos maiores fenômenos de popularidade e bilheteria do cinema nacional, se tornou referência pelos personagens com estilo "jeca" ou "caipira". Apesar do grande sucesso, o artista levava uma vida pessoal longe dos holofotes.

Enquanto este vivo, o artista era uma figura pública muito popular, mas a sua vida pessoal era pouco conhecida, o que despertava curiosidade e, consequentemente, especulações, como o fato de que ele nunca se casou oficialmente e nem teve filhos biológicos.

A discrição excessiva de Mazzaropi, inclusive, reforçada boatos sobre sua sexualidade, em um país extremamente conservador e homofóbico à época.

No documentário Mazzaropi (2013), lançado por Celso Sabadin, veio à tona: o artista, embora reservado, era abertamente gay entre amigos e funcionários. O filme revela que ele sofreu preconceito até mesmo entre colegas do segmento, e teve relacionamentos com atores que ajudou a lançar.

Amácio Mazzaropi foi diagnosticado com câncer na medula óssea, doença contra a qual lutou por alguns anos, e faleceu em 13 de junho de 1981, aos 69 anos. Apesar da sua morte, ele se tornou uma das maiores referências audiovisuais do cinema nacional até hoje.

Assuntos

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram