No próximo dia 31 de julho, das 15h às 17h, o Salão Nobre da CAIXA Cultural Salvador se transforma em um espaço de encontro, escuta e celebração das corporalidades dissidentes. Com entrada gratuita, a programação integra o projeto Caixa Gente Arteira e reúne arte, saúde e ativismo em uma tarde dedicada à valorização da vida LGBTQIAPN+.
O evento propõe uma potente roda de conversa com representantes do Ambulatório Trans (AMBTT/CEDAP/SESAB), da House of Mamba Negra, da Cena Ballroom da Bahia e do Espaço Caos. O objetivo é abrir caminhos para diálogos urgentes sobre justiça social, equidade, saúde pública e os atravessamentos da cisnormatividade, do racismo estrutural e da lógica capitalista que exclui e adoece corpos dissidentes.
Mais do que uma conversa, o momento se constrói como um espaço seguro para o compartilhamento de vivências, lutas e afetos. Uma oportunidade para ouvir quem resiste cotidianamente à margem da sociedade, mas também reinventa modos de existir com dignidade, beleza e potência.
Na sequência, o público será conduzido a um sarau performático com artistas convidados e intervenções da House of Mamba Negra, que trazem ao palco expressões artísticas que transitam entre a dança, o canto, a poesia e a cultura Ballroom, linguagem marcada pela estética, resistência e liberdade dos corpos transvestigêneres e racializados.
A ação reafirma o papel da CAIXA Cultural como aliada na construção de políticas culturais mais inclusivas e plurais. Em pleno mês do orgulho LGBTQIAPN+, o evento reafirma o compromisso com a visibilidade, o protagonismo e a escuta ativa de corpos historicamente silenciados.