Altos e baixos

Ex-tenista e líder da USTA expõe traumas da 'cura gay' e cobra inclusão no esporte

Brian Vahaly, atual presidente da USTA, defende visibilidade LGBTQIA+ no tênis
21/08/2025 10:54
COMPARTILHE
Parceiro
Brian Vahaly(foto: USTA)

Brian Vahaly

Brian Vahaly, ex-tenista profissional e atual presidente da Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA), foi o primeiro jogador da história da ATP, mesmo já aposentado, a se declarar publicamente gay, em 2017.

Em entrevista à NBC News, ele destacou a importância da visibilidade LGBTQIA+ no esporte, e que enfrentou duras opressões, numa tentativa de "terapia de conversão" em uma igreja.

“Fui repetidamente informado de que minha atração por homens era um tipo de ‘defeito horrível’ que poderia ser curado por Deus”, disse Brian Vahaly, que hoje é casado com Bill Jones, e são pais de gêmeos, concebidos por meoi de uma barriga solidária.

Presidente da USTA desde novembro do ano passado, Vahaly se uniu a figuras como Billie Jean King e Martina Navratilova na liderança LGBTQIA+ no esporte, mas ressalta que ainda vivenciam resistências em alguns espaços. “Há salas onde compartilham meu perfil, mas omitem que sou gay ou que sou pai”, declarou. “Há fatores como perda de patrocínio e viagens a países onde ser gay não é legal ou aceito”, lamentou.

Brian Vahaly, Bill Jones e os filhos
Brian Vahaly, Bill Jones e os filhos (Foto: Reprodução/Instagram)

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram