Lamentável

Taxa de desemprego é três vezes maior entre pessoas não binárias no Brasil, aponta estudo

Pesquisa aponta barreiras e violência contra pessoas não binárias no ambiente de trabalho
22/08/2025 11:15
COMPARTILHE
Parceiro
Taxa de desemprego é três vezes maior entre pessoas não binárias no Brasil, aponta estudo(foto: iStock)

Taxa de desemprego é três vezes maior entre pessoas não binárias no Brasil, aponta estudo

Um estudo científico apontou que pessoas não binárias - as que possuem identidade de gênero que não se encaixa nos pronomes “masculino” e “feminino” - encontram dificuldades relacionadas à convivência nos ambientes de trabalho e para a ascensão profissional.

De acordo com a pesquisa feita por Akira Aikyo Galvão, Silvia Casa Nova e Juh Círico, e publicada na Revista Catarinense da Ciência Contábil, as não binárias possuem uma taxa de desemprego três vezes maior quando comparadas a pessoas cisgêneras.

“Grupos que não se enquadram dentro de normas binárias e cisgêneras acabam não conseguindo acessar esses espaços, mesmo que tenham competência, mesmo que tenham formação acadêmica. Se torna um ‘não lugar’ para esses grupos”, disse Akira, em entrevista ao Jornal da USP.

De acordo com Akira, para pessoas não binárias, o grande desafio está em permanecer no mercado de trabalho. “Entrar é uma dificuldade, mas, quando você está lá dentro, existem múltiplos processos de violência”, declarou a pesquisadora, apontando não necessariamente para uma violência física, mas aquela que é “mais cansativa e adoecedora, aquela que é recreativa, aquela violência que são as piadinhas, são a invalidação constante do seu gênero”.

“Enquanto uma pessoa cisgênera, heterossexual, branca está indo para o mercado de trabalho, chega, consegue um emprego e a preocupação daquela pessoa é exercer a sua função, a preocupação de uma pessoa não binária é se eu vou chegar viva no meu trabalho, se eu vou conseguir ter um dia sem receber algum tipo de violência recreativa, uma piada sobre o meu corpo, sobre o meu gênero”, afirmou.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram