Resistência natural ao HIV é explicada por mutação genética rara, diz estudo
Talvez você não saiba, mas algumas pessoas são naturalmente resistentes, ou até mesmo imunes, ao vírus HIV. O antivírus natural é fruto de uma mutação no gene CCR5, que codifica uma proteína de mesmo nome.
O HIV, que é um vírus que infecta as células do sistema imunológico dos humanos, hoje é alvo de tratamentos que conseguem controlar muito bem a infecção, impedindo o desenvolvimento da AIDS e garantindo uma vida normal com base nos cuidados.
Algumas pessoas, no entanto, possuem uma mutação no gene que traz a receita do CCR5, chamada de CCR5-Δ32 ou delta-32. Nessa variante, 32 pares de bases são excluídas do gene, e as proteínas fabricadas pelo indivíduo são defeituosas. As células possuem versões distintas dessa “fechadura”, e o HIV não consegue se ligar a elas e começar sua infecção.
A mutação da imunidade ao HIV é mais comum em pessoas do norte da Europa, mais especificamente entre países nórdicos, cuja estimativa nessa região, é de que cerca de 10% a 15% das pessoas tenham pelo menos uma cópia da variante, mas só 1% a 2% são homozigotos, ou seja, de fato imunes. A maior prevalência desse superpoder está nas Ilhas Faroe, um território da Dinamarca, onde 2,3% da população possui o antivírus instalado.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.