Dia da Visibilidade Bissexual: dados revelam crescimento e desafios de inclusão no Brasil
O Dia da Visibilidade Bissexual é celebrado nesta terça-feira (23). A data é importante para reforça a denúncia das violências contra a comunidade, e, sobretudo, a desmistificação de estereótipos construídos sobre a sexualidade.
Em 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um primeiro levantamento sobre homossexuais e bissexuais no Brasil. A pesquisa, que reúne dados coletados em 2019, indicou que pelo menos 1,1 milhão de brasileiros se relacionam com mais de um gênero.
Em entrevista ao Conversa Bem Viver, Inácio Saldanha, historiador, antropólogo e fundador do Museu Bissexual Brasileiro (MBB), apontou que há, de fato, um aumento na presença desse público LGBTI+.
“As pesquisas têm trazido cada vez mais dados sobre o quanto as pessoas bissexuais têm se tornado mais numerosas. Cada vez mais, pessoas jovens e até mesmo algumas mais velhas têm se identificado como bissexuais, formando uma parcela muito expressiva da população LGBTQI+. Isso é visível nas paradas do orgulho, nas escolas, em espaços de sociabilidade, nas políticas”, disse.
Para o pesquisador, isso evidencia a necessidade de pensar políticas públicas que visem superar estereótipos. “É importante incluirmos a bissexualidade em qualquer debate ou preocupação em relação à população LGBTQI+. Não temos como propor políticas pensando só em homossexualidade ou transgeneridade”, declarou.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.