Retrocesso

Juntos: filme de terror sofre censura e muda casal gay para hétero na China

Longa evidencia restrições à representação LGBT no cinema chinês
25/09/2025 10:12
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Juntos(foto: Divulgação)

Juntos

Juntos, considerado um dos filmes de terror mais comentados deste ano, foi alvo de censura na China. A produção, que foi lançada digitalmente no país, teve um casal gay 'transformado' em heterossexual.

Segundo informações do The Guardian, a drástica alteração provocou indignação entre os espectadores que notaram a mudança. Em uma cena, que mostra um casamento entre dois homens, o rosto de um deles foi alterado para se parecer com o de uma mulher.

Os espectadores na China apenas identificaram a mudança em Juntos quando capturas de tela circularam nas redes sociais. No país, para quem não sabe, os filmes precisam ser aprovados pelas autoridades de censura para, então, serem lançados no país.

Em casos de produções internacionais, o fato ocorre frequentemente, principalmente com cenas de temas em que o governo considera sensíveis. Segundo a reportagem americana, o público chinês acredita se tratar de uma censura mais difícil de detectar.

Estrelado por Dave Franco e Alison Brie, Juntos foi lançado em cinemas selecionados na China em 12 de setembro. O longa acompanha a jornada de um jovem casal que se muda para o interior e se depara com mudanças misteriosas e grotescas em seus corpos. No Brasil, o filme foi lançado em agosto.

Juntos (Foto: Reprodução/X)

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram