Federico Bernardesch
Federico Bernardeschi está de volta à Itália após quatro temporadas no Toronto FC, da MLS, e trouxe um debate necessário contra a homofobia, ao relembrar da época que sofria ofensas por usar saia.
Em entrevista ao portal Bsmt, o ponta, que é ex-atleta do Juventus, detalhou que era alvo de ataques constantes em virtude do fato. "Há 12 anos eu usava saia, e qual é o problema? Se eu gosto, eu uso. Começaram a dizer que eu era gay. E se eu fosse? Que diferença faz? Eu não digo? Na verdade, eu ficaria orgulhoso", disse.
O jogador italiano apontou, ainda, sua admiração pela coragem de diversos atletas do em tornar a sexualidade pública, em meio à homofobia enraizada dentro e fora de campo. "Tiro o chapéu para aqueles que saíram do armário. Neste mundo acredito que todos são livres para fazer o que quiserem, mas eu tinha 20 anos na época, e ler essas palavras me machucou. Eu sofri", lamentou.
Bernardeschi apontou, ainda, ter encontrado um grupo de muito valor dentro do Bologna. "Acho que, em geral, devemos sempre nos perguntar se a opinião que os outros têm sobre nós é realmente tão importante em nossas vidas. Encontrei um grupo maravilhoso com valores importantes, impulsionado pelos jogadores veteranos que viveram os últimos anos", pontuou o jogador.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.