Gabriella Meindrad dos Santos
A Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa Idosa e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria indiciou cerca de seis pessoas pelo delito de homofobia/racismo contra a advogada Gabriella Meindrad dos Santos, mulher transexual.
Em 2019, a então estudante de Direito havia sido homenageada no CTG Cancela da Tradição, na cidade de Mata, no Vale do Jaguari. A homenagem, que foi feita com o objetivo de quebrar um tabu, a tornou pauta e alvo de ataques preconceituosos.
De acordo com a Polícia Civil, inúmeros comentários incitaram a violência, deixando claro a existência de crime de ódio e intolerância. Na época, foi aberto um inquérito policial, em que a DPCOi realizou diversas diligências e enviou cartas precatórias, inclusive para outro Estado.
Após várias diligências, a investigação identificou perfis de pessoas que postaram comentários homofóbicos, “praticando e incitando a discriminação direta” contra Gabriella e toda a comunidade LGBT+.
O inquérito foi conduzido pela delegada Débora Dias, titular da DPICOI de Santa Maria. Agora, o inquérito seria enviado à Justiça que remeterá ao Ministério Público (MP). O órgão, inclusive, poderá denunciar as pessoas indiciadas por crime de homofobia/racismo, solicitando, também, a abertura de processo criminal na Justiça.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.