Dedê Fatumma
A escritora brasileira Dedê Fatumma, acabou de lançar a versão traduzida de seu livro Lesbiandade, agora intitulado Le Lesbianisme, pela editora Anacaona, na França.
A obra, publicada na na coleção francesa A Diversidade de Vozes Brasileiras, é um manifesto político, afetivo e teórico sobre a vivência lésbica, com um olhar especial para as mulheres negras.
Em entrevista à RFI, Dedê destacou sua trajetória e expectativas em relação a esse novo público. Para ela, essa experiência representa algo além de uma conquista pessoal, mas o simbolismo da resistência para outras mulheres negras.
"A lesbiandade não se restringe a uma identidade apenas. O fato de você ser negra e lésbica traz alguns atravessamentos na perspectiva política, econômica e social, interditando, inclusive, a sua existência", declarou a baiana.
"Quando a gente fala de mulheres lésbicas, não se restringe a quatro paredes, à orientação sexual, à questão afetiva", destaca. Segundo Dedê, no Brasil, as mulheres lésbicas enfrentam barreiras na luta por direitos e espaços na sociedade. "Sabemos que estruturas são constituídas por pessoas que violentam. Pessoas cisgêneras brancas que, infelizmente, são LGBTfóbicas e instituições racistas", afirmou.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.