Ministério da Saúde atualiza fácil adesão de antirretroviral para pessoas com HIV
O Ministério da Saúde atualizou os critérios de acesso à terapia antirretroviral e passou a recomendar a combinação de lamivudina 300mg com dolutegravir 50mg em dose única diária para pessoas com HIV, e que possuem mais de 35 anos.
A mudança foi oficializada pela Nota Técnica nº 200/2025, que amplia, também, as condições para migração ao novo esquema, sucedendo o uso diário de três comprimidos (dois de lamivudina e um de dolutegravir) por apenas um.
O medicamento, produzido por Farmanguinhos/Fiocruz em parceria com a GSK/ViiV Healthcare, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o órgão, a sucessão pode ocorrer independente da data de início do tratamento.
Para acessar o novo tratamento, as pessoas interessadas devem ter mais de 35 anos, apresentar carga viral indetectável (inferior a 50 cópias/mL), não ter hepatite B crônica, demonstrar adesão regular à terapia, não ter histórico de falha virológica e possuir indicação médica.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.