Avanço

Cura do HIV? Homem mantém vírus indetectável por quase 80 semanas em SP

Pesquisa da Unifesp mostra avanço promissor rumo à cura do HIV
15/10/2025 08:40
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Cura do HIV? Homem mantém vírus indetectável por quase 80 semanas em SP(foto: iStock)

Cura do HIV? Homem mantém vírus indetectável por quase 80 semanas em SP

Uma pesquisa científica se tornou promissora em uma possível cura do HIV, após um homem de São Paulo ter permanecido durante 78 semanas com carga viral indetectável, sendo a primeira pessoa a atingir esse resultado apenas com uso de medicamentos e terapia celular.

O estudo coordenado pelo infectologista Ricardo Sobhie Diaz, da Unifesp, mostrou que o participante teve sua idade epigenética reduzida em cerca de 15 anos (de 42,8 anos no início do estudo para 29,2 anos na semana 48) e diminuiu o risco de mortalidade.

A pesquisa relatou que o paciente teve a primeira carga viral detectável de HIV na semana 84, após interrupção do tratamento antirretroviral. Em entrevista à coluna VivaBem, do portal UOL, o profissional detalhou as novas metas para o trabalho cientifico.

"Primeiro, a gente vai ter que descobrir por que ele conseguiu isso e os outros não, para partir para a medicina de precisão. Talvez tenha alguma coisa relacionada com ele mesmo. Segundo, a gente vai expandir o estudo para um número maior de pessoas para poder confirmar que o que a gente achou é algo válido e está no caminho certo", declarou Ricardo.

Acerca da busca pela vias de fato da cura do HIV, ele explicou: "A gente precisa fazer estudo para tentar curar as pessoas de uma forma reprodutiva e aumentar essa escala. A gente não vai conseguir nunca uma escala para curar a pessoa que vive com HIV fazendo transplante de medula", pontuou.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram