Saiba mais

Intersexualidade: saiba 5 filmes que ajudam a discussão e podem quebrar estereótipos

Cinco filmes que ajudam a entender a intersexualidade e seus desafios sociais
26/10/2025 12:00
COMPARTILHE
Intersexualidade: saiba 5 filmes que ajudam a discussão e podem quebrar estereótipos(foto: Reprodução)

Intersexualidade: saiba 5 filmes que ajudam a discussão e podem quebrar estereótipos

É inegável que a ficção pode contribuir diretamente em debates importantes sobre pautas da sociedade. No caso da intersexualidade, ofertam a visibilidade a uma população silenciada e no combate aos estereótipos.

Dentre os mais comuns presentes, estão a ideia de que pessoas intersexo precisam ser corrigidas cirurgicamente para se enquadrar em padrões binários, visto que ela nasce com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas típicas de masculino (cromossomo XY) ou feminino (cromossomo XX).

O apagamento é outro problema comum nas produções audiovisuais, mas há filmes que proporcionam o debate sobre intersexualidade por meio de protagonistas ou de personagens secundários. Abaixo, o Observatório G reuniu uma lista com cinco longas:

  • XXY (2007): Alex nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambiguidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai.
  • Hermafrodita (2009): O filme narra a saga de Maria, jovem intersexo nascida em uma aldeia e vítima de discriminação social. Em busca de uma nova vida, ela parte em uma jornada e cruza o caminho de um homem foragido.
  • O Predestinado (2014): Um agente temporal enfrenta sua última missão após anos viajando no tempo para caçar criminosos e fazer cumprir a lei. Em sua trajetória, cruza o caminho de Jane/John, uma pessoa intersexo que vive duas identidades de gênero.
  • Metamorfoses (2019): Adam, pessoa intersexo que nasceu com dois órgãos sexuais, foi criado como garoto até seu primeiro período menstrual, e enfrenta conflitos pessoais e sociais.
  • Conclave (2024): O cardeal Lawrence recebe a missão de conduzir a escolha do novo Papa. Com os principais líderes da Igreja reunidos no Vaticano, segredos e conspirações ameaçam os alicerces da instituição, e entre os candidatos ao papado está uma pessoa intersexo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram