Representatividade

Primeira mulher trans da Polícia Militar de Pernambuco fala sobre trajetória: "Busco inspirar"

Stella Thainá, de 27 anos, quebra preconceitos e se torna referência na PMPE
01/11/2025 16:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Stella Thainá da Silva(foto: Marina Torres/DP Foto)

Stella Thainá da Silva

Stella Thainá da Silva, de 27 anos, se tornou a primeira mulher trans a integrar a Polícia Militar de Pernambuco com sua identidade de gênero reconhecida.

Nascida e criada na comunidade da Várzea, Zona Oeste do Recife, ela que desde muito cedo sentia que não se encaixava no que esperavam dela. “Eu pensei ‘tomara que seja um câncer’, porque aí vão ter que tirar meu pinto e fazer uma vagina”, relembrou, em entrevista ao Diário de Pernambuco.

Durante os sete meses do curso de formação da PMPE, Stella conquistou o respeito e o carinho dos colegas de farda. “Eu era conhecida por ser mulher trans. Depois fui conhecida por ser Stella”, contou, destacando que sua identidade nunca foi um obstáculo para o compromisso e o profissionalismo.

Para Stella, integrar um cargo na segurança pública é um símbolo poderoso de representatividade e resistência. “Não busco visibilidade, mas sei que represento um pioneirismo, que pode inspirar e abrir caminhos para outras pessoas”, afirmou ela.

Assuntos

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram