(foto: Reprodução/Instagram)Erick Venceslau
Erick Venceslau, de 29 anos, descobriu o câncer de mama após ter apalpado um nódulo na mama e ter decidido realizar exames.
Em entrevista à CNN Brasil, o rapaz explicou que enfrentou um verdadeiro desafio. "Eu sempre tive questões com o meu gênero. Eu refleti sobre isso a minha vida inteira. E aí veio o câncer", contou o alagoano, que detalhou como foi a descoberta do tumor.
"Eu fiz a mastectomia, me olhei no espelho e falei: 'Caraca, não era só um problema com os meus peitos'. Ia muito mais além e eu estava tentando negar. A partir dali, eu não vi mais tristeza em me olhar no espelho, eu vi um recomeço", afirmou ele. Junto ao tratamento contra o câncer, que incluiu a mastectomia dupla, quimioterapia, Erick iniciou a transição de gênero.
"Eu acho que o câncer veio como um ponto decisivo que fez eu refletir que eu não tinha mais tempo para viver uma vida que não era a minha. Eu quero viver a vida que eu mereço", disse. Apesar de todo suporte médico recebido, o jovem ainda observa alguns obstáculos no atendimento à população trans.
"Eu não sofri, dentro do tratamento do câncer de mama, nenhum episódio transfóbico muito grave. Mas houve algumas transfobias, sim. Acho que é uma questão mais de adaptação do que intencional, mas não é porque não houve intenção que não aconteceu", refletiu Venceslau.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

