(foto: Reprodução/Globo)Claudia Raia
Claudia Raia relembrou um dos seus papéis mais marcantes da carreira, em que integrou o elenco da novela As Filhas da Mãe (2001), na Globo, em que interpretou Ramona, uma personagem transexual que fazia parte do núcleo principal.
Em entrevista ao site Heloísa Tolipan, a artista relembrou o impacto da personagem, e elogiou o autor Silvio de Abreu, por abordar o assunto, ainda que visto como polêmico à época.
"Em 2001, falar sobre transexualidade na TV aberta era raríssimo. Eu e o Silvio de Abreu tínhamos uma responsabilidade enorme. Ramona levou o tema ao centro do debate, com humanidade e humor", disse Claudia Raia, que ainda apontou as mudanças, num recorte para os dias atuais. "O fato de eu, uma atriz cis, ter interpretado uma mulher trans é problematizado, e com razão. Mas foi um passo importante para que o assunto viesse à tona", continuou.
"Precisamos olhar para trás com crítica e também com reconhecimento: o pioneirismo foi fundamental, e a evolução do debate mostra o quanto crescemos como sociedade. Hoje há mais espaço para atrizes trans e talentos incríveis, que dividem cena e protagonismo", declarou Claudia Raia. Por fim, a artista incentivou mais espaços para a diversidade no audiovisual: "É essencial que mulheres trans também estejam na direção e na autoria, para que as histórias ganhem a pluralidade que a vida tem", concluiu.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

