(foto: Reprodução/Instagram)Fotografia de 1897 revela uma das mais antigas histórias de amor entre um casal gay
Uma fotografia feita em 1897 reúne uma das histórias mais raras e comoventes do amor entre dois homens: Eduardo de Alencar e Miguel Duarte, que se conheceram em 1891, no colégio interno de São Bartolomeu, em Coimbra, Portugal.
Vivendo em um ambiente tomado pela opressão e formação religiosa, quando deixaram o colégio, em 1896, decidiram tentar a vida em Lisboa, e alugaram um quarto simples no bairro do Chiado, onde diziam ser "primos". Eduardo trabalhava como auxiliar de contabilidade, enquanto Miguel, atuava como copista em uma tipografia, e possuíam uma vida discreta.
Em 1897, um amigo pintor do casal pediu para fotografá-los. Miguel adoeceu em 1911, vítima de uma febre que se espalhou por Lisboa. Eduardo cuidou dele até o fim. Um ano depois, deixou Portugal e embarcou para o Brasil, onde passou a morar em Salvador. Após a perda, ele nunca mais se casou novamente e permaneceu assim até sua morte em 1939, aos 62 anos.
A história faz parte do livro Loving: A Photographic History of Men in Love, 1850s–1950s (2020), organizado por Hugh Nini e Neal Treadwell, publicado pela editora Five Continents Editions. A obra em questão reúne mais de 2,7 mil fotografias de casais masculinos entre meados do século XIX e meados do XX, capturadas em diferentes países.


Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

