(foto: iStock)Câmara analisa projeto de lei que criminaliza a transfobia no Brasil
A Câmara dos Deputados iniciou análises acerca de um projeto de lei que propõe criminalizar a transfobia no Brasil. A proposta estabelece punição para condutas tidas como discriminatórias contra pessoas trans e travestis, com pena que podem chegar a 30 anos de prisão.
O texto, de autoria do deputado Max Lemos (PDT-RJ), define como transfobia atos como ofensas verbais ou escritas, discriminação no acesso a serviços públicos ou privados, exclusão de espaços educacionais, profissionais ou sociais, incitação ao ódio e agressões físicas ou psicológicas motivadas pela identidade de gênero.
A pena básica da proposta é de dois a quatro anos de reclusão e multa. Em caso de violência física, a punição sobe para quatro a oito anos, e em casos que resultem em óbito, pode atingir o patamar de 30 anos.
Segundo Max Lemos, o objetivo é fortalecer a proteção legal à população trans diante do aumento de ataques e discursos de ódio. “A punição adequada dessas condutas é essencial para avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o parlamentar.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

