(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Lula
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta última segunda-feira (17), a Lei nº 15.263/2025, que proíbe o uso de linguagem neutra em toda comunicação pública oficial.
A nova norma determina que as comunicações dos órgãos públicos devem seguir a norma-padrão da língua portuguesa, conforme o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e o Acordo Ortográfico vigente.
A legislação passa a valer para os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e em todas as esferas administrativas do país, incluindo estados, Distrito Federal e municípios. A redação foi assinada também pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.
A lei veta expressamente o uso de flexões de gênero ou número que não estejam previstas nas normas da língua portuguesa, como terminações “o” e “a” por “e”, “x” ou “@”, em palavras como “todes”, “amigues”, “todxs”, “tod@s”, “menines”, “alunes” e “professores e professoras” convertidos em “professoreses”. Além disto, também estão vetadas expressões como “queridxs”, “estudantxs” e pronomes como “elu”, “delu”, “dizx” ou “nele@”.
O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisões anteriores, invalidou legislações estaduais e municipais que tratavam do ensino ou proibição da linguagem neutra, alegando que apenas a União tem competência para legislar sobre diretrizes da educação básica, como previsto por lei.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

